Dólar em alta (USD 5,70)

O dólar vem se valorizando em relação as principais moedas mundiais.

MOEDAS

Henrique Santos

10/29/20242 min ler

O foco da news de hoje é o Dólar! Moeda cujo a mesma vem se valorizando, quando se comparado com as outras principais moedas mundiais. A ConsuMEI trará à você leitor, os principais fatos que corroboram com esse crescimento da moeda.

O principal fato que esta correlacionado com esta alta, é as apostas do mercado na vitória de Donald Trump na eleição eleitoral que ocorrerá em 5 de novembro de 2024 - Sim, estamos próximos do dia e, consequentemente o resultado afetará diretamente o mercado, por quê? A eleição de Donald Trump traz consigo expectativas de políticas fiscais expansivas, cortes de impostos e uma maior desregulamentação do mercado. Neste cenário, o dólar tende a se valorizar rapidamente após a eleição, à medida que investidores passem a antecipar um crescimento econômico robusto dos Estados Unidos impulsionado por essas políticas, note que na quarta semana de outubro, tivemos mais uma forte alta (1,27%), com o dólar sendo negociado a R$ 5,7090.

“Dólar está oscilando ao redor de R$ 5,70, mostrando que o mercado está rígido e não quer ficar vendido. Muito pelo contrário, qualquer tendência negativa faz o dólar ir para cima”, avalia o sócio e economista-chefe da Equador Investimentos, Eduardo Velho.
O motivo da rigidez, segundo o economista, é tanto externo quanto interno. Primeiro porque as pesquisas mostram que é razoável que o candidato republicano Donald Trump vença a eleição norte-americana, com o mercado especulando quanto a maior risco geopolítico e protecionismo, o que geraria maior inflação mundial e consequentemente valorizaria o dólar, em detrimento de moedas emergentes, diz. Segundo porque, no Brasil, não houve grandes mudanças.

  • (O protecionismo é uma política econômica levado a cabo por um Estado ou grupo de Estados, que consiste em proteger e favorecer os produtores nacionais contra a concorrência de produtores estrangeiros. É uma forma de regulação do comércio externo de um país. As medidas protecionistas consistem essencialmente em restringir as importações estrangeiras (barreiras alfandegárias, quotas de importação, regulamentos governamentais, normas técnicas ou sanitárias), em contra partida, incentivar as exportações (vários subsídios, incentivos fiscais, desvalorização cambial), dar preferência às empresas nacionais nas aquisições governamentais, ou impedir os investidores estrangeiros de adquirirem empresas nacionais)

Em 2024 a moeda (USD) já acumula alta de 18% .

Já as commodities tiveram desempenho misto, com o petróleo recuando 6% após a retaliação de Israel contra o Irã ser mais contida do que o esperado por investidores, enquanto o minério de ferro subiu mais de 2% após Pequim prometer intensificar ajustes anticíclicos de sua política fiscal.