Oportunidade ao Agro Brasileiro

Guerra de tarifas entre EUA e China pode abrir terreno para soja e milho do Brasil.

AGRO

Henrique Santos

11/2/20242 min ler

Desde que a campanha para a Casa Branca começou, Donald Trump vem falando que vai aumentar as tarifas de importação no país, principalmente dos produtos chineses. Más notícias para a China, obviamente, mas o Brasil e seu agronegócio podem se beneficiar.
A lógica é a seguinte: se tiver suas exportações punidas nos Estados Unidos (Trump chega a falar em 60% de tarifa), a China pode retaliar buscando novos parceiros. Hoje, os chineses são o maior parceiro comercial da agricultura americana e reacender a guerra comercial pode dar a Pequim mais combustível para encontrar novos fornecedores.

A China é a maior compradora da soja e uma das principais do milho americano. Se ela cancelar a atual isenção de tarifas para a agricultura dos EUA, as exportações de soja para o país asiático levariam um tombo de 50% em volume. Vale lembrar que o México é o principal comprador de milho dos EUA, bem maior que a China.

Ao que consta, a China não pretende parar de consumir soja e milho, muito menos os mexicanos. Teria, portanto, de encontrar outros fornecedores. Em outros casos, a escolha foi o Brasil. Segundo o Departamento de Agricultura americano, nosso país é o que mais se beneficiou com outras mudanças de parceiros comerciais da China.

O próprio ministério diz que o Brasil tem quase 61% da participação no mercado mundial de exportação de soja até 2032. Esse número pode aumentar mais rapidamente com a imposição de novas tarifas nos Estados Unidos.

Tendo em vista essa guerra comercial, e possível ascensão no Brasil para exportação de grãos, teremos o velho conflito entre oferta e demanda e, hoje na nossa bolsa de valores (B3) temos grandes players de capital aberto e até fundos do agro negócio que vale a pena você estudar e analisar um possível aporte, visando a valorização da empresa.
Atenção: Salientamos que isso é apenas um comentário e não uma indicação de compra, por tanto, estude, avalie e defina suas metas para ganhos de capitais!